Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Datas Comemorativas - Mother's day - Nota Cultural


Celebra o amor dedicado às mães. É comum que os filhos presenteiem suas mães com cartões.


Prestar homenagens às mães é uma tradição bastante antiga. Na Grécia, havia uma festa em honra a Rhea, Mãe dos Deuses; os judeus faziam uma grande festa no início de março, chamada Matronalia. 
Na Idade Média, os ingleses mais pobres moravam na casa de seus patrões e ficavam longe de suas famílias, por isso, foi criado o Mothering Day, que permitia aos empregados voltarem para seus lares para passar esse dia com suas mães. 
A data como conhecemos hoje é uma criação moderna. Uma jovem professora norte-americana, Anna M. Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em profunda depressão. Preocupadas com tanto sofrimento, algumas amigas de Anna resolveram fazer uma festa para perpetuar a memória da mãe de Anna.
Mas Anna queria que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, e começou a escrever aos ministros, jornalistas e políticos, buscando estabelecer o Dia das Mães. Sua campanha prosperou e, em 1911, o Dia das Mães foi celebrado em quase todos os estados norte-americanos. 
Em 1914, o presidente Wilson decretou oficialmente o Dia das Mães como um feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano. 
No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.

sábado, 14 de abril de 2012

Workshop sobre Criatividade

Workshop realizado dia 10/04/2012 em Aracaju na Convenção Regional do FISK.




Em primeiro lugar: O poder criativo é inerente a todo ser humano. Mas algumas pessoas tem essa característica mais aguçada. O que mais diferencia a pessoa criativa das outras é o fato de que ela se percebe como criativa.




“Criatividade é um enigma, um paradoxo, alguns dizem que é um mistério. Inventores, cientistas e artistas raramente sabem como suas idéias surgem. Eles mencionam a intuição, mas não pode dizer como ele funciona. A maioria dos psicólogos não podem nos dizer muito sobre esse assunto. Além disso, muitas pessoas assumem que nunca haverá uma teoria científica da criatividade - de como a ciência pode explicar possivelmente novidades fundamentais? Como se tudo isto não fosse suficientemente assustadora, a imprevisibilidade aparente de criatividade parece proibir qualquer explicação sistêmica de carácter científico ou histórico.”


Margaret Boden, em Dimensões da Criatividade




Dimensões da Criatividade
Autores: Margaret A. Boden, Hans Eysenk e Howard Gardner
Editora: Artmed



O professor deve ter foco ao ensinar, tem que planejar. Não adianta ser apenas “supercriativo” e fazer atividades sem sentido. A chave do sucesso do professor criativo é saber adaptar a aula e não modificá-la totalmente somente para agradar aos seus apelos criativos.

Mas como nós podemos exercitar a criatividade?


* Sair da rotina;
* Ser curioso;
* Não se acomodar;
* Escrever as idéias assim que elas surgirem;
* Evite o que enfraquece o cérebro (muito barulho, por exemplo)
* Exercite o pensar diferente.

domingo, 8 de abril de 2012

Datas Comemorativas - Easter - Tiara de Coelhinha!

Olha só como ficou na minha cabeça!!


Você vai precisar de:


* EVA branco e rosa;

* Cola brascoplast (ou similar);

* Tiara;

* Fita cetim;

* Tesoura.


Você vai primeiro recortar as orelhinhas e depois colar. É muito fácil!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...