Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Datas Comemorativas: Valentine's Day - Song I love you!


I Love You

I love you

You love me

We're a happy family

With a great big hug

And a kiss from me to you

Won't you say you love me too

taram

ramram

I love you

You love me

We're best friends

Like friends should be

With a great big hug

And a kiss from me to you

Won't you say you love me too?


Clique aqui e baixe


Vídeo:

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Datas Comemorativas: Valentine's Day - Painel de Mensagens


Os alunos podem trocar mensagens com os colegas, professores e funcionários da escola, relembrando-os de que a autêntica festa de St. Valentine não se restringe apenas aos namorados, mas abrange os amigos e familiares também verificar com os alunos o que eles gostariam de escrever em suas mensagens;

* Escrever as mensagens em inglês no quadro;

* Distribuir papéis coloridos em formato de coração;

* Confeccionar com canetas coloridas seus bilhetes (Desenhos também podem ser feitos);

* Fixar as mensagens no painel ou mural;

* Orientar os alunos para que eles próprios procurem suas mensagens no mural

Sentences:

You are my Valentine

Be my Valentine

Happy Valentine´s Day

You are the best

You are wonderful

You are my best friend

I love you

You are the apple of my eye

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Datas Comemorativas: Valentine's Day - Nota Cultural

14 de Fevereiro - Valentine's Day


Nos Estados Unidos o dia dos namorados é diferente do Brasil. Na verdade nem é chamado de dia dos namorados, e sim de Valentine’s Day. O nome Valentine’s Day é uma forma mais curta do nome mais formal de Saint Valentine’s Day (ou traduzido literalmente Dia de São Velentim), que é celebrado hoje, no dia 14 de Fevereiro.

A história desta celebração é bastante antiga. O nome vem de um mártir cristão chamado Valentine, e o dia foi estabelecido pelo Papa Gelasius I no ano 496, mas começou a ser associado com amor romântico na idade média. Tradicionalmente este é o dia quando os amantes expressam seu amor um ao outro, através de cartões, presentes e flores.

Uma lenda diz que São Valentim era um padre durante o século 3 em Roma. Quando o Imperador Claudius II percebeu que homens solteiros eram melhores soldados do que os que tinham mulher e família, ele decretou que o casamento era ilegal para os homens jovens – seus soldados em potencial. São Valentim, percebendo a injustiça do decreto, continuou realizando os casamentos de jovens casais em segredo. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que eles ainda acreditavam no amor. Quando Claudius descobriu o que São Valentim estava fazendo, decretou a prisão e depois pena de morte para o padre.

Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, Valentim se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, ele escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim” (From your Valentine).
Desde então, no dia dos namorados, as pessoas mandam bilhetes com os dizeres:“Be my Valentine!”.


Mas hoje em dia nos Estados Unidos, o Valentine’s Day tem um sentido mais amplo. Além de ser um dia para amantes, como o dia dos namorados no Brasil, é também um dia onde pode se expressar amor que não seja romântico, ou até mesmo amizade.

Filhos podem dar presentes, flores e cartões para os pais, e vice-versa. Crianças na escola montam e trocam “valentines” que são pequenos presentes, cartões com tema de amor ou amizade, ou até balas em forma de coração com dizeres como “Te Amo”, “Meu Valentine”, “Gosto de Você”, etc. Chocolate também é um presente popular neste dia.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Google Livros: Você conhece?

Quando estava pesquisando para a minha monografia, utilizei o recurso Google Livros diversas vezes para ter acesso a exemplares não encontrados na minha cidade, nem em bibliotecas e muito menos para comprar.


Alguns livros estão disponíveis para visualização On Line. Mas algumas páginas não disponibilizadas porque a intenção é que você compre o livro. Mesmo assim dá para ter uma boa ideia do assunto.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Passo 3: Elaboração de Testes de Inglês para Crianças



Três pontos importantes:

1) Use imagens ao invés de escrever a palavra em português para o aluno escrever em inglês ao lado e vice-versa.

Falei sobre o uso de imagens nos testes de inglês aqui.

2) Faça revisões e envie uma atividade de revisão no dia anterior à prova.

Baixe aqui modelos de revisões.

3) Quando os alunos forem pequenos (1º e 2º ano) use uma fonte manuscrita para produzir a prova.



Clique aqui e baixe Mamãe que nos faz
Clique aqui e baixe Mestra 1
Clique aqui e baixe Mestra 2
Clique aqui e baixe Mestra 3
Clique aqui e baixe Mestra 4
Clique aqui e baixe Escolar 4


Se você não sabe como instalar uma fonte, clique aqui a Susana Sol ensina tudinho no Blog Professores Solidários

Quer baixar modelos de provas? Confira aqui, aqui e aqui.

Amo a fonte 'MamaeQueNosFaz' (perfeita!)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Songs about Numbers

One, two, three, we are happy

(Magic English)


One, two, three,

we are happy

One, two, three

we are a family

One, two, three,

we are happy

One, two, one, two, three


Vídeo:



YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

Five Little Indians


One little, two little, three little Indians

Four little, five little, six little Indians

Seven little, eight little, nine little Indians

Ten little Indian boys

Vídeo:



Música:



Baixe aqui a música Ten Little Indians.


YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY


Five little monkeys


Five little monkeys

Sitting in a tree
Teasing Mr. Crocodile,
"You can't catch me."
Along came Mr. Crocodile,
Quiet as can be
SNAP

Four little monkeys
Sitting in a tree
Teasing Mr. Crocodile,
"You can't catch me."
Along came Mr. Crocodile,
Quiet as can be
SNAP

Three little monkeys
Sitting in a tree
Teasing Mr. Crocodile,
"You can't catch me."
Along came Mr. Crocodile,
Quiet as can be
SNAP

Two little monkeys
Sitting in a tree
Teasing Mr. Crocodile,
"You can't catch me."
Along came Mr. Crocodile,
Quiet as can be
SNAP

One little monkey
Sitting in a tree
Teasing Mr. Crocodile,
"You can't catch me."
Along came Mr. Crocodile,
Quiet as can be
SNAP

No more little monkeys
Sitting in a tree, I'd watch out or he might catch me!


Vídeo:


Confira aqui uma aula inteira utilizando a música Five little Monkeys.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Passo 2: Apresentação de vocabulário com produção oral


1º) Contextualize e explore as ilustrações, no intuito de motivar os alunos e facilitar a compreensão dos conteúdos;

2º) Apresente as palavras com sua voz ou proponha que os alunos escutem o CD, observando as ilustrações em seus livros;

3º) Reproduza mais uma vez o áudio enquanto os alunos observam seus livros;

4º) Repita novamente, com pausas, Para a repetição dos textos pelos alunos. Isso ajuda eles a se prepararam melhor;

5º) Finalmente pratique sem a gravação. Se você tiver flashcards, use-os!

Dica: Você pode fazer a produção final dividindo os alunos em grupos e dizendo qual a parte do diálogo que cada grupo vai falar. Isso cria a interação aluno-aluno.

Fonte: Manual do Professor do livro Just for Kids Intro (adaptado).

Planejamento ON...

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Passo 1: Como começar um capítulo novo

Apresentação e prática do conteúdo na aula de Inglês



Novos conteúdos devem ser apresentados de maneira contextualizada, ou seja, é fundamental que o professor mostre imagens, fale (ou toque o CD) e faça os alunos repetirem as palavras novas.
Relacionar o conteúdo à vida dos alunos. Por exemplo: Ao ensinar brinquedos pergunte quais desses eles tem.
É necessário ser um provocador, incitar nos alunos a vontade em aprender. Torne a primeira aula de um conteúdo novo em algo inesquecível, marcante, estupendo! Faça com que o uso desse novo conteúdo seja significativo para o aluno.

Sugestões:

1) Apresente o vocabulário utilizando flashcards, anunciando as palavras;

2) Distribua os flashcards entre os alunos e peça que eles levantem quando você anunciar os nomes;

3) Exponha os flashcards afixados no quadro (com fita crepe, claro!) e peça que os alunos memorizam a sequencia, você retira uma figura e eles tem que adivinhar qual foi;

4) Exponha os flashcards afixados no quadro, os alunos memorizam a sequencia, você muda a ordem e um aluno vai representar a classe organizando-os no quadro;

Fonte: Manual do Professor do livro Just for Kids Intro

#SaudadeDosAlunosFofos

domingo, 1 de janeiro de 2012

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...