Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

domingo, 20 de novembro de 2011

Brincadeiras e jogos – Let’s dance!


Você vai precisar de: músicas animadas em Inglês, 1 conjunto de cards para cada aluno e 1 bola.

Com os cards na mão, os alunos levantam e formam um círculo no centro da sala. Toque a música e eles dançam. Você fica de costas, pausa a música e anuncia a palavra. O aluno que estiver com a bola levanta o card: Se acertar marca ponto e se errar paga prenda. Peça para os outros alunos sugerirem a prenda. Tome nota dos pontos no quadro.

É apropriado para crianças de até 6 anos. Pode ser usado com qualquer vocabulário.

Fonte: Livro ‘My first English Adventure’ (adaptado)

Baixe aqui músicas animadas em inglês

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Field dependent x Field independent: Alguns alunos tem a inteligencia mais aguçada


Na pós aprendi que os nossos alunos tem 'different paces of learning' mas também que podemos dividí-los em dois grupos:

*Field dependent: presta atenção no geral (a maioria) e;

*Field independent: presta atenção nos detalhes (poucos, mas fazem a diferença).

Estava fazendo uma atividade de pintar uma maçã na turma do infantil (pré-alfabetização). Até então estava trabalhando oralmente as palavras 'apple', 'red' e 'green' e resolvi escrever apple no rodapé da folha.
Aí então um aluno me perguntou se a letra A em inglês sempre tem o som de E. Depois de quase 'enfartar' com a pergunta inteligente dele disse "Não, a A também tem som de A em inglês."
Quando o aluno tenta produzir com as regras ensinadas deve-se respeitar as tentativas de acertar do aluno, deixe ele pensar!

Adooooro!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dream Kids - a minha escolha para 2012!

Depois de analisar alguns livros, escolhi o DREAM KIDS da Editora Pearson Longman, e você pode estar pensando: Por que teacherzinha??

Primeiro um olhada nas capas:
Coleção Dream Kids
(Ensino Fundamental I)
Autoras: Lilian Itzicovicth Leventhal e Ruth Bron Zajdenwerg
Editora: Pearson Longman

Vantagens:

* Unidades bem divididas em 3 Lições + Values (seção especial no fim da unidade) e Project;
* Workbook integrado: Não tem a desculpa que o cachorro comeu meu dever de casa!
* Integração com outras disciplinas;
* Apropriado para a faixa etária;
* E muito mais, veja:

Parent Guide: Atividades que devem ser feitas com os pais, aproxima a família da escola.

Dentro do Parent Guide: Enunciados em Português.

Parent Guide Lesson Passport: É uma espécie de boletim que confirma a finalização de uma lição pelos pais.


Dentro do Parent Guide Lesson Passport.


Multi-ROM incluído no livro do aluno: Jogos e Música

Eu sou fã da Lilian! falei dela aqui, aqui e aqui.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Caderno de Vocabulário


Uma ótima ideia para organizar as palavras novas que você aprende!

Resolvi adotar um caderno de inglês para o ano que vem! O objetivo é construir com os alunos mais uma ferramenta de estudo. Vamos organizar as palavras por temas/unidades.

Inicialmente pensei em adotar o livro:

ABC Ilustrado da Língua Inglesa
Autores: Eduardo Carlos Pereira e Silvia Mortara
Editora: Escala

Mas, para não ficar muito dispendioso, o caderninho vai ser o suficiente para a organização do vocabulário aprendido.

E mais - com vantagens:

* O conteúdo do caderninho vai ser personalizado;
* Os alunos farão parte da construção do conhecimento;
* Ele servirá com apoio para o estudo para a prova;
* O aluno que não tem livro (pois é, isso acontece) vai ter algo para se guiar na hora de estudar.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Aula de Comparativo de Superioridade - Adaptação para a pós!

A aula que postei ontem foi realizada no dia 17 de outubro, a aula a seguir foi idealizada a partir dela na pós graduação por mim, Poliete, Inês e Raíssa.

Apresentação:

Primeiro Perguntaríamos aos alunos se eles gostam de assistir filmes.
Depois perguntaríamos se eles assistiram ao filme Karate Kids (o remake).
Mostraríamos os vídeo:


A professora sugeriu que a letra da música fosse trabalhada.

Falar sobre o filme e perguntar se eles já passaram por uma situação parecida com a que o garoto do filme passou (apanhou de um garoto maior e mais forte). E por que o garoto não pode se defender.

A seguir a lista de adjetivos seria construída no quadro com a ajuda dos alunos.

A partir da lista de adjetivos construir frases no comparativo no quadro relativos ao clipe.
Ex.: He was older than the boy.

Prática:

A prática seriam atividades como essa:


Produção:

Os alunos recebem um card de uma menina que está à procura de namorado numa agência on-line de namoro.

Um lista de apoio é colocada com os adjetivos.

Em duplas os alunos vão observar a foto e as características da menina e dos pretendentes.

Os alunos iriam defender seu candidato em um debate.

§

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aula de Comparativo no 5º ano - Fazendo o warm-up

Nós teachers sabemos que comparativos são um tanto complicados, não é?

Para começar a aula fiz uma revisão dos adjetivos, apresentando-os pares:


Sem contar as brincadeiras que a 'teacherzinha aqui faz para chamar a atenção deles e facilitar a memorização:

SHORT - faço associação a short no português (peça de roupa) então falo: "Sabe short? Não é curtinho? Então bem assim é a pessoa short é curtinha, baixinha.

TALL - Sabe aquele povo alto que se acha? pensa que é o tal (aponto para a palavra no quadro).

E por aí vai: vários adjetivos para descrições físicas como:

E para cabelo:


Como o que vinha a seguir era um música sobre a família, revisei.


O tracinho pode ser preenchido com qualquer parentesco como brother, sister etc.
Perguntei a quem tem irmão ou irmã, quem tem irmão ou irmã, se eram mais velhos, mais altos etc.
Fui ao quadro e fui escrevendo em inglês as perguntas traduzindo:


Nesse momento voltei aos adjetivos e expliquei que só precisamos acrescentar ER para fazer o comparativo.


Como sei que os alunos (Naturalmente) não escutam uma parte da explicação sempre vou ao quadro e mostro um exemplo do que expliquei e amo escrever no quadro de várias cores (incluindo roxo e rosa!)

A 'teacherzinha' aqui brinca muito com os fofinhos dela!

sábado, 5 de novembro de 2011

Semana do Halloween - Parte 6 - Festa Holloteens no FISK

Diversão de arrepiar!



Patrícia de Cientista Maluca fazendo brincadeiras.

Dalene de Rainha de Copas também fazendo brincadeiras.


Concurso de Fantasias

1º lugar

2º lugar

3º lugar

A noiva cadáver ganhadora do Concurso de fantasias

O dj fazendo a festa. (Essa de rosa é Debi Debi)

Olha a Debi de rosa e eu de bruxa bem atrás dela!

Semana do Halloween - Parte 5 - Fantasia Zumbi

A "tia de inglês virou uma morta-viva!"

Preparem-se para ver a face mais aterrorizante da quinta-feira da semana passada:

Os alunos se assustaram mas adoraram a fantasia.
Perguntaram: "O que aconteceu com a butterfly?"
Respondi: "Eu comiiiiii...!"


Você gostou e quer virar zumbi? Bem, cuidado. Algum aluno seu pode perguntar: "Tia, você tem algum problema mental?" (perguntaram isso para mim, pode?)

Se mesmo assim você se interessou, lá vai. Não comprei nada para compor essa aterrorizante fantasia, usei:

* Uma roupa antiga (com as mangas recortadas);
* Um calçado baixo;
* Cabelo super bagunçado!
* Maquiagem: Pancake branco (Dalene me emprestou), sombra escura, tinta guache vermelha e batom vermelho.

Como fazer a maquiagem:
1. Passe o pancake por todo o rosto e lábios;
2. Passe a sombra nas pálpebras e abaixo dos alhos para dar efeito e olheira;
3. Passe o batom vermelho nos dentes e na parte interna dos lábios;
4. Faça um sanguinho escorrendo com a tinta guache vermelha.

buuu!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Semana do Halloween - Parte 4 - Fantasia Borboletinha



Na quarta-feira me transformei mais uma vez: fui uma butterfly!

Às quartas de manhã só tenho Educação Infantil,então quis fazer algo mais light. Usei coisas que já tinha em casa:

* Uma calça branca com renda embaixo;
* A saia rosa que é na verdade uma fantasia da barbie;
* Uma brusinha verde por cima (para ficar mais composto);
* Tiara de antenas;
* Asa de borboleta;
* Sandália branca;
* Echarpe de plumas verde;
* Tinta de spray rosa para o cabelo.


Os menores amaram, um dos meus alunos do 5º ano disse: "Tia, ninguém merece você"!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Semana do Halloween - Parte 3 - Morcegos e Fantasminhas

Um ideia fácil e interessante!

Minha colega Dalene realizou essa atividade com os alunos de 6 anos e depois enfeitaram a escola.

"Você pode fazer vários destes morcegos de Origami para enfeitar sua festa de Halloween. O Origami é ideal para que seus filhos possam desenvolver a motricidade, pelo qual, convide-os para fazer morcegos de Origami e certamente eles irão adorar!" O artesanato.com


Vá lá no site O Artesanato.com e veja o Passo a Passo do morceguinho. A carinha foi desenhada com giz de cera branco e vermelho (site não ensina a parte da carinha.)


Também tinham fantasminhas feitos de filtro de café e barbante:


É bem simples de fazer: Amarre um barbante na parte de baixo do filtro de papel e peça para seus alunos desenharem a carinha com giz de cera e pronto! É só sair pendurando pela escola.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Semana do Halloween - Parte 2 - Fantasia de Professora Bruxa do Mau

Na terça à tarde no Fisk.


Usando a blusa do Haloween e o mesmo colar e chapéu! Detalhe: Maquiagem assustadora.

Nome da fantasia: Professora Bruxa do mau ou parente do Shrek! kkkk

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Semana do Halloween - Parte 1 - Fantasia de Bruxa Fashion

Desapareci, eu sei!

Halloween para ter graça ter que ter fantasia e eis que vou mostrar como foi a semana do halloween:

Na Segunda e Terça a fantasia foi uma bruxinha fashion:

E não pense que precisa ter um alto investimento para fazer uma fantasia assim não, meu bem!

Você precisa de:

* Um vestido preto (eu não tinha, então comprei esse no brechó por R$ 15,00!);

* Um sapato preto;
* Brinco e colar com estilo 'sinistro' (Eu tinha o brinco, o colar comprei por R$ 7,90 na Riachuelo)
* Chapéu de bruxa (comprei em uma loja de fantasias aqui em Aracaju por R$ 7,00)

Para dar um susto nos alunos estourei um balão (aqueles de festa de aniversário, mais conhecidos como bola de assopro aqui em Sergipe) ao dizer Hello! e entrar inesperadamente na sala como uma louca!


Resultado? Eles gritavam de susto e a bruxinha má aqui deu muita risada! Eles também gostaram e ficaram pedindo mais sustos nas aulas seguintes, pode?!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...