Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Pronúncias engraçadas!

Os alunos são fonte de inspiração para muitas maluquices de sala de aula!

Quando estamos estudando os números, eles tês dificuldade na pronúncia nos números 13 e 14.

Faço associação a palavras em português.



E vocês 'teacherzinho's fazem isso também?

sábado, 27 de agosto de 2011

Maneiras de corrigir a pronúncia dos alunos na aula de inglês


Y Ignore.
Se o seu aluno 'bom' dê uma escorregada na pronúncia em uma palavra uma vez em um semestre inteiro, deixe para lá isso acontece com todo mundo até com você!
Y Repita corrigindo e mande ele repetir.
Não gosto muito dessa opção, prefiro escrever no quadro e mandar a turma toda repetir, isso evita qualquer tipo de constrangimento para você e o aluno em questão.
Y Diga 'Sorry?' e o aluno repete.
É uma forma de corrigir o aluno de maneira contextualizada já que você fala em inglês e a tendência é que ele responda em inglês.
Y Use gestos.
Fazer uma cara de que não entendeu pode ser o suficiente!
Y Pergunte se alguém sabe.
Dependendo do aluno essa ideia não é muito boa!
Y Repita a frase enfatizando a correção.
Repeat: I like to eat APPLE
/ai like to it ÉPÔU/
Y Identifique o erro.
Se nada resolver, seja objetivo e diga ao seu aluno a palavra ou frase que ele errou.
Y Fale baixinho no ouvido do aluno.
Se ele for tímido, vai ser melhor!
A 'teacherzinha' quer trabalhar!!!!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Como dar um 'up' na sua aula de inglês 2: 4 dicas

Já dei algumas dicas aqui. Confira mais 4 dicas!


Dica 1
Construa a aula com o aluno.

Set the mood! faça os alunos 'entrarem' na aula. Pode inventar muitas coisas para envolver os alunos na aula.
Exemplo: O tema era o caminho para a escola. Antes de abrir o livro perguntei: O que vocês veem no caminho para a escola de vocês? Perguntei a cada um e escrevi no quadro em inglês. Quando abrimos o livro eles estavam interessados em saber o que tinha lá se era igual ao que eles veem na vida real!

Dica 2
Comece pelo que ele já conhece e parta para o conteúdo novo.

Don't hurry up! Vá com calma, se a explicação é difícil, particione e sempre solicite a ajuda dos alunos!
Exemplo: As explicações gramaticais. Não mando os alunos olharem para a tabelinha do livro enquanto leio os exemplos! Eu vou perguntado a eles coisas do tipo: How do you say "você" in English? e vou montando uma versão simplificada da tabela no quadro. Uso demais o quadro teacherzinhos (a)!

Dica 3
Seja criativo!

Get crazy! Não se atenha ao livro sempre e todo o tempo - leve algo que não está no livro, às vezes.
Exemplo: 'A beach survey' uma brincadeira divertida, clique aqui e leia.

Dica 4
Use um recurso visual.

Draw on the board! Mesmo que seja apenas 'pincelístico', você já dá um charme à sua aula!
Exemplo: Eu uso pilotos coloridos e tenho alguns pilotos velhos que levo e deixo eles usarem. Falei disso aqui.

Ahh... você não tem pilotos coloridos? O que acha de ganhar pilotos rosa e roxo? Clique aqui e participe do sorteio!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Brincadeiras e jogos - A Beach Survey

Essa brincadeira deixou meus alunos bem animados e participativos!

Na aula sobre speaking da pós, a professora deu várias idéias para dar um 'up' nas aulas em relação ao speaking (todos (as) nós sabemos que é difícil mesmo fazer os alunos falarem em inglês, né não?) então se você também sofre com esse problema clique aqui e aqui e leia as postagens anteriores sobre habilidades orais.

Essa brincadeira foi inspirada no programa de Silvio Santos.


Você vai precisar de: envelopinhos, fita crepe e papeizinhos com os nomes impressos para colocar nos envelopinhos e os nomes em ordem em um papel para você.

Cole no quadro os envelopinhos (com os nomes dentro) em ordem, usando a fita crepe. Escreva os números de 1 a 10 acima de cada envelopinho.

Diga a seus alunos: Fizemos uma pesquisa! Perguntamos a algumas pessoas quais as dez palavras que elas se lembram quando vão à praia! (Bem entusuasmad0 (a)).

Escreva o nome de cada aluno no quadro para escrever a pontuação. Dê uma chance para cada aluno dizer uma palavra e você diz qual a posição da palavra e o aluno marca a ponto. Se ele falar alguma palavra que você não selecionou, não marca ponto.
Ganha quem marcar mais pontos. Se desejar leve algo para premiá-lo (a).


1º lugar: 10 pontos,

2º e 3º lugar: 8 pontos,

4º e 5º lugar: 6 pontos,

6º e 7º lugar: 4 pontos,

8º e 9º lugar: 2 pontos,

10º lugar: 1 ponto.


Baixe aqui o arquivo do word com as palavras que escolhi para o tema Beach. Pode ser adaptado a outros temas!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Por que o Planejamento é importante?


Ele é o nosso maior aliado para uma boa prática pedagógica, entenda melhor nas palavras da minha ídola:

"Sempre insisto em dizer às professoras de inglês que nosso grande esforço está no planejamento. Uma vez concebida a idéia, a execução é muito simples e prazerosa."

Lilian Itzicovitch no livro Inglês é 10!

YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

Mas, afinal, por que é tão importante assim planejar as aulas?

Y Evita a rotina e a improvisação;
Acredite, 'teacherzinho' e 'teacherzinha' do meu coração! Pensar: ah.. na hora eu vejo como eu vou fazer... é uma péssima idéia!

Y Contribui para realização dos objetivos visados;
Você tem mais chances de não ficar 'back schedule', claro que você ainda vai precisar 'mandar ver' (leia-se: fazer muitas tarefas num ritmo alucinado) em algumas aulas para ficar em dia no planejamento.

Y Promove a eficiência do ensino
Você evita exagerar demais no começo do semestre e no fim não ter mais nada para ensinar e ficar fazendo 'too many reviews'.

Y Economiza tempo e energia
Se você já separou as atividades por aula, fica mais fácil porque você só vai conferir até onde sua aula deve ir no livro e dar sua aula tranquilamente!

YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

Você também precisa tomar alguns cuidados na hora de planejar

Y Planejar as aulas de acordo com seus alunos e proposta pedagógica da escola;

Y Ser flexível, pois se houver necessidade, o planejamento pode ser alterado;

Y Ser realista! Prever uso somente de recursos que estarão disponíveis para você!

A 'teacherzinha' aqui está dodói... se eu der uma sumidinha, não se preocupe, eu volto!

sábado, 20 de agosto de 2011

SORTEIO, vem participar! 1 ano de Inglês para Crianças

** ENCERRADO **

Dia 12 Comemoramos o primeiro ano do Inglês para Crianças!

Então vou sortear algumas coisinhas que amo e sei que as teachezinhas também:

2 marcadores para quadro branco nas cores rosa e roxo;
1 latinha florida em formato de coração;
1 bloco de recadinhos autoadesivo (post-it).


Para participar precisa ter endereço de entrega no Brasil e ser seguidor do Inglês para Crianças.


Deixe um comentário com nome e e-mail até dia 11/09. Sorteio dia 12/09 usando o random.org.

Participem!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Crônicas da teacherzinha - As fãs da 'teacherzinha' + uso do quadro

Engraçado como na vida acontecem trocas de papéis. Antes eu me via apenas como fã de alguns professores meus e ficava pensando quando eu crescer quero ser como ele ou como ela. Esta semana uma aluna minha falou:

Aluna: Tia, quero igual a você quando crescer!
Euzinha: É mesmo, meu anjo? Por que?
Aluna: Eu quero ser professora de inglês, ter um marido, uma filha e uma casa.
Euzinha: ... (cara de ahn?)
Aluna: Ah, e um piloto rosa e um roxo também!

Aí todo mundo sorriu inclusive eu e ela!

Algumas alunas gostam de escrever cartinhas para a gente. gosto de guardar e às vezes eu releio.
O carinho dos alunos é, em algumas situações, o saldo positivo que os professores tiram de trabalhar em algumas escolas.


YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

O uso do quadro

Os alunos (principalmente as girls) amam escrever no quadro. Então comprei pilotos nas cores rosa e roxo, isso mesmo!

Veja você mesmo!

As escolas não fornecem (nem nos sonhos) pincéis massa assim. Eu comprei aqui na minha cidade e não foi tão caro assim.

Todo mundo para o quadro right now!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Brincadeiras e jogos - Catch and say


Você vai precisar de: flashcards no tema que você está trabalhando e uma bola de papel!

Depois de apresentar ou revisar o conteúdo com seus flashcards, cole-os na parede.
Amasse uma bola de papel e peça que cada aluno vá jogando e dizendo o nome o nome da figura que ele acertar com a bola.
Quando o mesmo flashcard for acertado muitas vezes remova-o.


O Jardim II achou um barato!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

'Anglificando' a sala de aula! + Trabalhando com os 'projcts'

Quando vou dar aula de Inglês para educação infantil faço uma transformação em uma sala que é disponível para isso.

Veja um dos cantinhos:

Antes

Depois do toque 'Michellístico'!
Quando mais você 'Anglificar' a sua sala de aula melhor! Além de colar flashcads, eu escrevo coisas em Inglês no quadro, coloco mesinhas e cadeiras e a trilha sonora são musiquinhas em Inglês. Falei sobre isso aqui.


Trabalhando com 'Projects'

Fiz adaptações dos projetos do livro 'My First English Adventure' 1, 2 e 3:

YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

Maternal: Train


Linguagem trabalhada: Toys - train; colors - red,yellow e blue; pattern (padrão).
Materiais necessários: Folha sulfite colorida, pincel, régua e caneta, emborrachado nas cores vermelho, azul e amarelo, cola para isopor.
Preparação antecipada: Recortar os emborrachados em quadradinhos e círculos; Escrever Train de piloto e fazer um trilho com caneta e régua.


YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

Jardim I: Food


Linguagem trabalhada: Food - cookie, apple e banana; colors - red, blue e yellow; Commands - back and forwad, roll.
Materiais necessários: massa de modelar nas cores: vermelho, azul e amarelo.
Preparação antecipada: providenciar as massinhas nas cores.


YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

Jardim II: Make a sandwich

Detalhes:

Linguagem trabalhada: Food - bread e cheese; colors - orange, yellow, pink, red, green
Materiais necessários: emborrachado nas cores vermelho, rosa, laranja e amarelo, crepon verde e cola para isopor.
Preparação antecipada: Recortar os emborrachados em quadrados e círculos; Cortar o crepom em tirinhas (uma por aluno).

Dicas para trabalhar os projects:

Y Quando tiver algo para completar, faça junto com eles;
Y Quando for para fazer um livrinho, peça que eles façam o 'miolo' e a capa deixe que eles pintem depois ou em casa.


Eles queriam comer o sanduíche!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

The roles of the teacher



O professor tem três papéis:

Y Prompter
Nós damos os comandos na aula.

Y Participant
Lembre-se que o professor também faz parte da classe.

Y Feedback provider
Você é responsável por avaliar o desenvolvimento dos seus alunos.

Quando for falar um feedback para o seu aluno, seja verdadeiro mas com amor. Procure primeiro elogiar o que aluno tem de bom e depois fale o que ele precisa melhorar.


Sobre as nossas atitudes em sala:

NÓS professores somos seres impacientes. NÓS terminamos as sentenças dos alunos porque achamos que os alunos não sabem.

O aluno diz: I am... I am ....
O professor diz: Happy? Happy?
O aluno diz: É, isso mesmo.

Resultado: O aluno se acomoda e não se esforça para pensar na resposta, o professor vai dizer mesmo!

Solução possível: Ao invés de ficar impaciente, dê idéias ANTES. Seus alunos não são 'stupids', eles são inteligentes e capazes!


I'm working a lot!

domingo, 7 de agosto de 2011

Quando os alunos falam coisas em Inglês - 2


Mais uma vez vou relatar as 'coisas' que os alunos falam. A primeira vez foi neste post e depois mais uma vez neste post.

Uma invencionisse bem legal de alguns alunos Ao entrar e sair da sala cantamos aquela musiquinha:

Piuí, txa txa txa
Sem correr, sem machucar

Como eu sempre digo: Let's go? eles agora cantam:

Piuí, let's go!
Piuí, let's go!

Pausa: Momento 'teacherzinha' besta de ser a 'teacherzinha' deles!

sábado, 6 de agosto de 2011

Desenvolvendo a habilidade oral - Como trabalhar o 'Speak'

Na última aula da pós, estudei sobre 'Listening' (clique aqui e leia o post) e hoje vem a segunda parte: 'Speaking'.

Na realidade na sala de aula, é difícil fazer os alunos F-A-L-A-R-E-M, concorda comigo ‘teacherzinhas’ e ‘teacherzinhos’ leitores?

Os alunos precisam de um objetivo e de motivação para desenvolver uma atividade de ‘pair work’. Cabe ao professor motivar e interessar o aluno. Exemplo:

Y 1ª situação:



Os alunos sentem-se desestimulados e fazem porque querem se 'livrar' da atividade.

Y 2ª situação:

Os alunos sentem-se estimulados e mesmo sabendo que não existe gênio, as duplas vão disputar os desejos e vão falar inglês!

Give your students a reason and a need!



Soluções para alguns problemas:


Y Motive seus alunos com atividades interessantes.

Y Modele e guie a conversa (guidelines):

A: Hi, how are you?

B: _________, And you?



Y Trabalhe os role plays e as functions.


Fim de semana na pós, eita 'teacherzinha' que não para!
♪ baby don't stop it! yeah, baby don't stop it! ♪

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Um exemplo de aula interessante - Five Little Monkeys sitting on a tree

Hoje resolvi apostar em algo diferente com o meu 3º ano!


O nosso tema é Zoo Animals.


Na página do livro veio a seguinte atividade:


Então me lembrei desse material que eu já tinha:

finger pupperts dos little monkeys

veja o detalhe

e o puppet do crocodile

Primeiro li o livro:

Five little monkeys sitting on a tree

Autora: Eileen Christelow

Editora: Houghton Mifflin Harcourt

Depois fiz o teatro com os finger puppets e os puppets. Veja como fazer nesse vídeo, que foi minha fonte de inspiração:




Letra da música:



Five little monkeys


Five little monkeys

Sitting in a tree
Teasing Mr. Crocodile,
"You can't catch me."
Along came Mr. Crocodile,
Quiet as can be
SNAP

Four little monkeys
Sitting in a tree
Teasing Mr. Crocodile,
"You can't catch me."
Along came Mr. Crocodile,
Quiet as can be
SNAP

Three little monkeys
Sitting in a tree
Teasing Mr. Crocodile,
"You can't catch me."
Along came Mr. Crocodile,
Quiet as can be
SNAP

Two little monkeys
Sitting in a tree
Teasing Mr. Crocodile,
"You can't catch me."
Along came Mr. Crocodile,
Quiet as can be
SNAP

One little monkey
Sitting in a tree
Teasing Mr. Crocodile,
"You can't catch me."
Along came Mr. Crocodile,
Quiet as can be
SNAP

No more little monkeys
Sitting in a tree, I'd watch out or he might catch me!

Here comes Mr. Crocodile...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...