Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Quando os alunos falam coisas em Inglês

Para chamar a atenção da 'teacherzinha' aqui os alunos sentem imenso prazer em falar coisas que já aprenderam (comigo, é claro! re, re, re)

Já falei o quando acho fofo e recompensador ouvir crianças falando inglês aqui. Mas a história de hoje é melhor ainda: eles falaram inglês para que eu olhasse para eles, como de fosse um código só da gente.

Aconteceu em duas ocasiões:


1) Com as crianças do Marternal (2 a 3 anos): Eu estava passando na frente da sala deles e eles ficaram encostados na porta da sala (que é uma cerquinha bem baixinha) falando as palavras que já tinham sido estudadas como Yellow, Blue, Red . Eu quase pirei!


2) Hoje na sala do Infantil (5 anos): Eu entrei na sala para corrigir os livros e sentei lá no fundo. Fiquei em silêncio e de repente eles estavam falando o seguinte: O meu lápis é black e o seu? O meu é green! A 'teacherzinha' disse vocês estão tão sabidos!

Me inspirei nos meus alunos fofinhos, fiz um selinho para o Inglês para crianças!


Ai, ai... I love to teach English!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Relações Interpessoais - Como melhorá-las?

Fonte: Palestra 'Relações Interpessoais - Como melhorá-las?' por Cristiana Aroxa - Psicopedagoga


Como somos? Pessoas com diferentes temperamentos, educação, hábitos, cultura e religião. Pessoas apressadas e sem tempo!


E o nosso dia-a-dia? Temos muitas vezes ambientes desrespeitosos, a mídia ditando normas e valores e o culto ao individualismo.


Como fazer para melhorar as nossas ralações interpessoais? Dialogar e compreender mais, Conversar mais, permitir o espaço de cada um, ver a diferença do outro de forma positiva.


E em relação aos nossos filhos (crianças ou adolescentes)?
1) Converse sempre;
2) Alerte sobre os perigos da vida;
3) Defina regras de funcionamento antes que surjam problemas;
4) Nas regras de disciplina deixe claro o que pode e o que não pode fazer;
5) Explique as regras de forma simples e direta;
6) Faça-os assumir as consequências de seus atos, sem humilhá-los.


Muito importante: Acompanhe a vida do seu filho, não deixe para reclamar quando a 'bomba' estourar!

A 'teacherzinha' aqui gosta de palavras de incentivo e quer melhorar como pessoa.

domingo, 29 de maio de 2011

Blog Tecla SAP + e-book para baixar

Nós professoras (e professores 'rs') como qualquer outra pessoa que aprende Inglês como língua estrangeira não está protegido de cometer alguns errinhos que geram situações desagradáveis.


Eu ganhei o e-book 'Pagando micos em inglês' ao assinar a newsletter do blog Tecla SAP.

E com a devida autorização do proprietário está disponível aqui para download:


Ainda espero que a blogueira que copiou meu post entre em contato!

sábado, 28 de maio de 2011

Fui plagiada! Isso mesmo...P-L-A-G-I-A-D-A-!

Um blog chamado Blog da tia Sol publicou um conteúdo que me pertence como seu!

É o famoso Control C, control V em ação.

Veja nas figuras abaixo:

O meu blog, o original!



E o pirata:



Dá para acreditar?

Será que é pedir demais se você, querido (a) leitor (a), manifestasse sua contrariedade e reclamasse por esse abuso?
Então vou pedir! Vai lá no blog dessa copiadora e escrevam que ela me copiou!

Grrrr!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

My family - vídeo mais que fofo!

Hoje na aula mostrei esse vídeo e meus aluninhos amaram! Depois revisei mouse, dog e bird. Aí eles ligaram cada casal de bichinhos ao seu baby!



quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alguns alunos faltaram por causa da chuva, e agora?

Chove, mas como chove! Chuva, chuvisco chuvarada, porque que chove tanto assim?






Ontem choveu tanto aqui em Aracaju que vários canais transbordaram e parte da cidade ficou inundada!

Eita! Só veio a metade da turma. E agora?
---> O bom é estávamos em fase de encerramento de unidade e revisão geral para a prova!

Algumas das ruas das fotos acima fazem parte do meu caminho para uma das escolas que eu dou aula (ai que mêda)


Que bom, deu tudo certo!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Butterfly life circle


Hoje aproveitei que já terminamos a unidade 4 no Jardim II (5 anos) e começamos a fazer as atividades que fizemos em cópias (antes do livro chegar).

Então aproveitei que tinha uma butterfly para ser colorida e falei do ciclo de vida da borboleta.



Ciclo de vida da borboleta:

1º) A borboleta adulta põe o ovo na folha;
2º) A lagarta (caterpillar) nasce e começa a comer e cescer (grow grow grow);
3º) A lagarta fecha-se em um casulo (cocoon) e fica dormecido;
4º) A borboleta nasce.


Aí cantei para eles:


A 'teacherzinha' aqui adora quando um assunto puxa o outro! Já pensou aula de ciências total!

domingo, 22 de maio de 2011

Revisões

Eita época cheia de trabalho para nós 'teacherzinhos'. Revisão prá cá, revisão pra lá!



Baixe aqui 3 modelos que fiz para minha filha. Estão no nível de 1º ano do Ensino Fundamental.


I hope you like it! A 'teacherzinha' está fazendo novas revisões. E você?

sábado, 21 de maio de 2011

Como chamar a atenção do aluno para sua aula

Já viram essa cena?


O professor tem a função de ser um provocador para o aluno e levá-lo ao conhecimento. Não de uma maneira impositiva ou como se os alunos estivessem sendo "preenchidos" com conteúdos mas, sim, levando-se em consideração que os alunos fazem parte da construção do conhecimento e o professor é o indivíduo que entra como facilitador.
Além disso, o professor precisa assumir também o seu papel de educador e ir além dos conteúdos apresentados, mostrar a função do que está sendo ensinado e trazer o conteúdo de sua aula para a realidade em que o aluno está inserido.
Essas atitudes propiciam a aprendizagem significativa.

A 'teacherzinha' aqui ainda acrescentaria psicóloga, enfermeira, amiga etc.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aula sobre clothes: vídeo


No domingo postei uma sugestão para aula sobre Clothes. Relembre aqui. Eis que agora disponibilizo o vídeo que usamos e adoramos!
Consegui com minha colega, Professora Poliete. O vídeo faz parte da coleção 'Let's pactice', de Fundamental I.

Baixe aqui. demora um bocadinho mas vale a pena!

A 'teacherzinha' aqui ama usar vídeo!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aula de Inglês no Maternal: boas novas

Hoje obtive um sucesso bem maior na aula dos pequenos.


Dividi meus 11 alunos em três grupos, em cada grupo uma atividade diferente era desenvolvida:

Grupo 1: Assessment com Ms Passos;
Grupo 2: Desenho livre;
Grupo 3: Massinha de modelar.

Após terminar o Assessment com o grupo 1 eu troquei as atividades dos grupos e fui fazendo o 'deverzinho' com cada um.

Resultado: Deu super certo, mas não vai virar uma regra da aula de inglês.


Conheça a minha saga em busca da melhor forma de trabalhar com essa faixa etária:

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pronuncia Americana ou Britânica?

Whatever!


A quantidade de falantes não-nativos de Inglês é muito superior ao de nativos.

A língua Inglesa é um meio internacional de comunicação: O importante é se comunicar.

Meus 'aluninhos fofinhos' do 5º ano gostam de me perguntar sobre a diferença da pronuncia de algumas palavras. Eu cito o exemplo do próprio Português. A palavra tia que aqui em Sergipe é pronunciado como se escreve /ti:a/ e na Bahia é pronunciado /t∫i:a/, mas nenhuma das pronuncias é errada - são variantes.

Eu gosto de explicar para meu alunos que existem diferentes maneiras de se pronunciar a mesma palavra em Inglês. Imaginem uma língua que é falada por tantas pessoas: existem muitas variações na pronuncia!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Crônicas da teacherzinha - Qual o método ideal para ensinar Inglês?

Depende do contexto!


Existem vários métodos. E nós professores sabemos disso. Mas, existe um método ideal?

O professor deve deixar um pouco de lado a busca do melhor método para buscar a melhor forma de ensinar o seu grupo. É importante analisar o que os seus alunos precisam no momento do planejamento.

Não existe, então, um método de ensino de Inglês perfeito, devem ser buscados os melhores ou mais apropriados métodos para cada grupo.

Cada método tem suas vantagens e desvantagens. Algumas pessoas se adaptam melhor a método do que a outro. Isso é normal, tive muitos alunos que não se adaptaram ao método de um cursinho em que ensinei. enquanto outros tinham um ótimo aproveitamento nas aulas.

Não se trata de dizer que as diferentes escolas devem usar diferentes métodos, mas que a mesma escola pode e deve usar diferentes métodos ou partes de diferentes métodos.

Muitas perguntas atormentam os professores de inglês como:

Qual o método ideal?
Qual o livro ideal?
Qual o dicionário ideal?

O ideal para você pode não ser o ideal para mim. Depende do contexto.

domingo, 15 de maio de 2011

Outro exemplo de aula interessante - Clothes

Ainda na pós (eita final de semana demorado!) tivemos que planejar uma aula em trio - a 'teacherzinha' e os colegas professores: Poliete e Edson.


1) Primeiro fazemos uma revisão das cores utilizando flashcards. (Professora Poliete)


2) Depois, usando essa apresentação do Power Point, damos continuidade à revisão enquanto introduzimos o vocabulário de Clothes. (Professora Michelle)


3) Então contamos uma historinha para contextualizar o vídeo que foi o último passo da aula. (Professor Edson)


Beautiful!

sábado, 14 de maio de 2011

Um exemplo de aula interessante - Verbo to be

A professora Carla (colega da pós) compartilhou na sala um caminho para ensino do verbo mais famoso do mundo: verb to be.


Ela começa fixando no quadro várias imagens de famosos. E outras imagens como uma casa velha.

Carla fixou, então, os nomes dos famosos e das figuras no quadro. A professora solicita dos alunos uma característica. Sendo que eles já haviam estudado os adjetivos em Inglês. Ela deixa uma lacuna entre o nome e o adjetivo.

Então vem o passo mais importante: ela pergunta aos alunos o que poderia ser colocado naquele espaço. Então ensina o verbo to be na afirmativa e juntamente com os alunos vai completando as figuras.

As formas negativas e interrogativas são acrescentadas a seguir: ela fala algo que não é verdade sobre o famoso ou objeto, coloca outro adjetivo e na lacuna acrescenta o verbo negativo.


Dá para introduzir a substituição dos nomes pelos pronomes.

E fazer perguntas sobre as pessoas ou coisas: Beyoncé é bonita? - Is Beyoncé beautiful?
Explica que tem que colocar o verbo na frente do nome (ou pronome).


A 'teacherinha' aqui ficou toda toda quando ouviu ela falar da aula...
- Carla, posso postar no blog?
- Pode!
(Pulinhos e gritinhos!)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Meu Amigãozão


Bongo (o canguru), Golias (o elefante) e Vanessa (a girafa) vão ajudar três pequenas crianças (Matt, Yuri e Lili) que estão naquela fase de irem pela primeira vez à escola, o que resultará em ficar longe dos pais e criar novas amizades.

Cada animal irá ajudar o “amiguinho” a superar seus medos e dificuldades, além de estimular sua criatividade e imaginação.

Yuri, é filho único, as vezes é solitário e egoísta. Já Lili é mandona e Matt é arteiro e não pensa nas consequências.

A animação, metade brasileira metade canadense, nasceu como curta metragem e será exibida na rede mundial do Discovery Kids diariamente, as 12h30 e as 22h30.

Para conhecer mais sobre a série, basta entrar no site http://www.meuamigaozao.com.br/

No Episódio 6 da série Meu Amigãozão a personagem Yuri enfrenta um problema bem interessante: Ele não deseja participar da aula de inglês e se pergunta por que precisa aprender a contar em inglês se ele já sabe contar em português?
Aí eles entram numa aventura mágica em um país que fala a língua do Blá (ou algo assim). Yuri é envolvido numa brincadeira de pic-esconde e acaba falando a tal língua.
Depois disso ele passa a participar da aula de inglês e a gostar dela.
Será que as crianças que são muito participativas têm o mesmo motivo do Yuri? Então professores, vamos dizer para as crianças porque elas devem aprender inglês!
No post 'Por que é bom aprender Inglês?' você encontra algumas dicas!


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ensinando Inglês a crianças de 2 a 3 anos

Ando num daqueles momentos de 'repensar a minha prática'

Sabemos que a vida real é diferente da teoria, apesar do casamento real da semana passada que foi amazing!




Essa semana foi difícil para mim porque é muito difícil fazer esses pequenos alunos prestarem atenção à minha explicação.

Preciso repensar os seguintes aspectos:

1. A sala deles fica em frente à área de recreio; e minhas aulas lá são sempre na hora do recreio.
Resultado: É uma barulheira danada!

2. Eu fujo para outra sala e lá separo eles em grupos para fazer um trabalho melhor. Alguns ficam comigo enquanto outros brincam com uns bloquinhos.
Resultado: Eles fazem barulho brincando com os bloquinhos.

3. Eu tenho a ajuda de duas 'tias' para 'manter a ordem na aula de inglês'. Mas elas apesar de tentarem não ajudam tanto assim.
Resultado: Eu fico falando para uns três enquanto os outros ficam saindo da roda.

Oh my god!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...