Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

sábado, 14 de maio de 2011

Um exemplo de aula interessante - Verbo to be

A professora Carla (colega da pós) compartilhou na sala um caminho para ensino do verbo mais famoso do mundo: verb to be.


Ela começa fixando no quadro várias imagens de famosos. E outras imagens como uma casa velha.

Carla fixou, então, os nomes dos famosos e das figuras no quadro. A professora solicita dos alunos uma característica. Sendo que eles já haviam estudado os adjetivos em Inglês. Ela deixa uma lacuna entre o nome e o adjetivo.

Então vem o passo mais importante: ela pergunta aos alunos o que poderia ser colocado naquele espaço. Então ensina o verbo to be na afirmativa e juntamente com os alunos vai completando as figuras.

As formas negativas e interrogativas são acrescentadas a seguir: ela fala algo que não é verdade sobre o famoso ou objeto, coloca outro adjetivo e na lacuna acrescenta o verbo negativo.


Dá para introduzir a substituição dos nomes pelos pronomes.

E fazer perguntas sobre as pessoas ou coisas: Beyoncé é bonita? - Is Beyoncé beautiful?
Explica que tem que colocar o verbo na frente do nome (ou pronome).


A 'teacherinha' aqui ficou toda toda quando ouviu ela falar da aula...
- Carla, posso postar no blog?
- Pode!
(Pulinhos e gritinhos!)

10 comentários:

  1. Oi Michelle,
    ótima dica mesmo. Assima aula fica animada e atual para os alunos. Não tem como eles não se interessarem.
    Parabéns para a sua amiga Carla!
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele,

    Muito obrigada pela participação no sorteio do Kit da Johnson lá no blog.
    Fiquei muito feliz com a sua visita.

    beijos
    Chris Ferreira
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por terem gostado desta aula. E justamente pelo fato de utilizar imagens que fazem parte da realidade deles, automaticamente esses alunos ficam interesados na explicação e acabam não só entendendo como é formado o verbo to be, mas também, acabam percebendo o seu uso, a sua função.

    ResponderExcluir
  4. Que bom Carla, sempre é bom compartilhar boas idéias!

    ResponderExcluir
  5. mt. bacana mesmo,parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Ai, adorei. Vou testar hoje com duas turmas! *.*

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm gostei vlw ai...

    ResponderExcluir
  8. vou trabalhar na minha sala hj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal gente! Espero que a aula de vcs seja um sucesso! :)

      Excluir
  9. mt bom vou fazer na minha aula

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...